Em Brasília: Fecomércio-RJ e Sicomércio Petrópolis analisam detalhes da nova modelagem da BR-040
Analisar todas as melhorias e obras previstas na nova concessão da BR-040. Esse foi o objetivo de mais um encontro na Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, em Brasília, na quinta-feira (05) que contou com a participação do presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini, do assessor especial da presidência da Fecomércio-RJ, Delmo Pinho e do deputado federal, Júlio Lopes. Na ocasião, obras de melhorias e a confirmação sobre a construção de novos acessos também foram abordados.
Participaram da reunião Fernanda Penteado (diretora de Outorgas), Soraia Amaral (coordenadora geral), Nylton Mario Ramos (coordenador) e Leonardo Jerusalém da Silva (assistente técnico). Vale destacar que o encontro na Secretaria Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes foi o segundo realizado pelo grupo nesta semana. Na quarta-feira (04), eles estiveram na INFRA – empresa pública responsável por obras e estruturação de projetos para o setor de infraestrutura e transportes do governo federal, com o presidente da entidade, Jorge Bastos. Em agosto, a entidade já havia confirmado a intenção de divisão no processo em duas partes, realizando primeiramente a concessão Rio X Juiz de Fora e, posteriormente, Juiz de Fora X Belo Horizonte, outro pedido importante das entidades.
As duas reuniões foram muito positivas. Como prometido, retornamos e tivemos a oportunidade de analisar ponto a ponto tudo o que foi colocado e solicitado nas audiências públicas e vai estar previsto neste novo modelo de concessão. Recebemos a devolutiva de que praticamente 90% de tudo solicitado já está contemplado na nova modelagem da concessão”, explicou Marcelo Fiorini.
De acordo com Fiorini estão confirmadas, como, por exemplo, a melhoria nas alças de acesso na Avenida Brasil e a construção de pistas paralelas, além de benfeitorias no acesso à Linha Vermelha e também no Arco Metropolitano, com a intenção de diminuir o engarrafamento de quem segue do Rio de Janeiro para Petrópolis nos horários de pico. Em Araras será feito um nivelamento em parte da estrada. Uma nova alça de retorno para a Feirinha de Itaipava e a construção de uma nova ponte em Itaipava para fazer a conexão com a estrada que liga Petrópolis a Teresópolis (BR-495), também estão previstas, bem como melhorias em acessos de outros trechos da região. Duas pontes solicitadas nas audiências não poderão ser contempladas porque estão fora da faixa de domínio da estrada. “Agora vamos trabalhar para buscar recursos para que essas intervenções tão necessárias sejam realizadas”, contou Fiorini.
O processo da nova modelagem seguiu para IFC – órgão que faz a modelagem econômica e financeira e depois será devolvida ao TCU que fará uma análise rápida. “A reunião foi importante porque reforçamos esse contato com o governo federal exaltando as necessidades de Petrópolis e demais regiões que precisam das melhorias na estrada para o pleno desenvolvimento econômico da nossa cidade”, contou Marcelo Fiorini,
No final de agosto, na última reunião do grupo com o Ministério dos Transportes, já havia sido confirmada a previsão de que entre na obrigatoriedade da nova concessão, a retomada das obras da Nova Subida da Serra já no primeiro ano de atuação da nova administração.
“Continuaremos acompanhando cada etapa do processo. É uma prioridade porque entendemos a urgência da iniciativa para petropolitanos e demais moradores e empresários que usam a BR-040 diariamente”, confirmou Marcelo Fiorini.
Luta antiga
Vale destacar que a Fecomércio – RJ, Sicomércio Petrópolis e demais entidades empresariais do Rio de Janeiro lutam, há anos, pela nova concessão. Inclusive, uma carta conjunta escrita pelas entidades e, ainda, Firjan e ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro) foi entregue ao governo federal, durante a última gestão, solicitando o prosseguimento da modelagem conforme o que foi apresentado e validado nas audiências públicas realizadas pela ANTT.