Com quase 1 milhão de visitantes, exposição Dos Brasis chega ao último fim de semana no Quitandinha com lançamento de seu catálogo

Sem categoria

Maior mostra dedicada à produção negra nacional, encerra visitação no próximo domingo (09/03) após receber mais de 930 mil pessoas – recorde de público para uma exposição no Centro Cultural do Sesc em Petrópolis

A exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, que já recebeu mais de 930 mil visitantes no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis, lança virtualmente a distribuição do seu catálogo, publicação que conta com imagens das obras e registros fotográficos da exposição, além de textos dos curadores e autores convidados. Em exibição no espaço desde maio de 2024, a mostra poderá ser visitada até este domingo (09/03).

Professores, estudantes e profissionais ou alunos das áreas de cultura, educação, ciências sociais ou humanas poderão solicitar um exemplar físico do catálogo. Basta preencher, até o dia 12 de março, o formulário no link https://forms.office.com/r/Cquzy5Eqdh e escolher a data de retirada entre os dias 14, 15, 12 e 22 de março. A publicação deverá ser retirada na bilheteria do Quitandinha.

A Dos Brasis, uma das mais expressivas mostras de arte afrocentrada dos últimos anos, alcançou um feito histórico no CCSQ. Em apenas um mês de exibição, atraiu quase cem mil visitantes, estabelecendo um recorde de público e um marco histórico para uma exposição localizada no espaço cultural localizado na Região Serrana do Rio.

Sob curadoria de Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, a exposição celebra a produção artística de artistas negros e negras brasileiros, reunindo 384 obras de 241 artistas do país – considerada a mais abrangente mostra dedicada exclusivamente à produção negra nacional. Os trabalhos estão expostos nos salões da área monumental do histórico edifício, que em 2024 completou 80 anos.

A mostra, cujo título foi inspirado em verso do samba “História para ninar gente grande”, que deu o 20º título à Mangueira, em 2019, é resultado de um trabalho desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc, em todo o país. Antes do Quitandinha, a exposição foi exibida no Sesc Belenzinho, em São Paulo.

Dos Brasis reúne sete núcleos temáticos – que têm como referência pensamentos de importantes intelectuais negros da história do Brasil, como Beatriz Nascimento, Emanoel Araújo, Guerreiro Ramos, Lélia Gonzales e Luiz Gama. A exposição apresenta obras em diversas linguagens artísticas, como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidas desde o fim do século XVIII até o século XXI.

Desmontagem da exposição

O CCSQ iniciará, na próxima semana, a desmontagem da exposição Dos Brasis, o que irá alterar, em parte, o horário de funcionamento do espaço. De 11 a 14 de março, o Centro Cultural estará fechado para visitações. O Q Bistrô, o Café e o Boliche, porém, vão funcionar normalmente. A visita também estará limitada ao público, de 15 a 23 de março, em espaços ocupados pela exposição. Em breve, nova mostra ocupará o Quitandinha.

SERVIÇO
Lançamento do catálogo da exposição Dos Brasis: Arte e Pensamento Negro

Solicitação de exemplar e agendamento de retirada pelo link: https://forms.office.com/r/Cquzy5Eqdh

Cronograma
06 a 12/03: Período de solicitações dos exemplares.
14, 15, 12 e 22/03: Retiradas no CCSQ, conforme agendamento.
Horário: 10h às 16h30.
Local: Bilheteria do CCSQ.
Endereço: Av. Joaquim Rolla, 2, Quitandinha – Petrópolis.

Visita à exposição – Últimos dias!
Até domingo (09/03), das 10h às 16h30.
Duração da visita: 45 minutos.
Entrada gratuita.

Desmontagem da exposição
De 11 a 14/03 – o CCSQ estará fechado para visitações
Q Bistrô, Café e Boliche funcionam normalmente.
De 15 a 23/03 – o CSSQ estará aberto para visitações, porém com alguns espaços fechados para desmontagem da exposição.
Q Bistrô, Café e Boliche funcionam normalmente.

Visitação ao entorno do Lago do Quitandinha
Terça a domingo e feriados, das 9h às 17h (em caso de condições climáticas desfavoráveis, visitação é suspensa).

Foto: Divulgação Sesc RJ

Deixe um comentário