Natal: data de vendas mais importante para o comércio

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As lojas se preparam, investem em decorações e promoções diferenciadas, reforçam as entregas e o atendimento nas redes sociais. Tudo é válido quando se fala em vendas para o Natal. A data é considerada a mais importante para o comércio e, em Petrópolis, não é diferente. A expectativa é de que o aumento no movimento ocorra nos dias que antecedem a data.

De acordo com sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 921 consumidores do Rio, entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro, mostra que 62,1% dos entrevistados pretendem presentear alguém no Natal, índice superior ao ano passado, quando 61% tinham essa intenção.

“É uma época de atenção para as vendas. E os lojistas investem em mercadorias. Por isso, é importante que os petropolitanos comprem no comércio local. O setor é responsável pelo sustento de muitas famílias, é um dos destaques da economia da cidade e oferece produtos de qualidade”, afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.

Os itens de vestuário, calçados e acessórios (54,9%) são os preferidos de quem vai presentear, seguidos de brinquedos (26%), lembrancinhas (23,9%), artigos de perfumaria (6,8%) e eletrônicos (4,4%).

Ainda segundo a pesquisa da Fecomércio-RJ, o gasto médio de cada consumidor ficou um pouco menor que no ano passado. Em 2025, ele será de R$ 293, enquanto em 2024 foi de R$ 312. A movimentação financeira na economia está estimada em R$ 613 milhões. No ano passado, ficou em R$ 703 milhões. Uma das causas dessa queda pode ter sido o aumento da movimentação financeira na Black Friday de 2024 para 2025, quando os consumidores disseram que comprariam presentes para o Natal.

De acordo com 52,7% dos ouvidos, as compras devem ser feitas em lojas físicas, já 24,4% em lojas virtuais/online e 20,4% em ambas.

Funcionamento

As lojas estão autorizadas a abrir normalmente, com exceção dos dias 25 de dezembro e 1° de janeiro. Nestes dois dias não há acordo para funcionamento das lojas com funcionários.

A dica para o consumidor é procurar nas redes sociais das marcas preferidas os horários de funcionamento.

Foto: Reprodução

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