ProCap – Programa de capacitação da ABIH-RJ chega à Petrópolis e Sicomércio é parceiro na ação

O município de Petrópolis, na Região Serrana fluminense, receberá entre os dias 26 e 30 de maio de 2021, a primeira edição do ProCap – programa de capacitação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) voltado para os municípios do interior do estado. O projeto de fomento ao turismo na região conta com grande apoio dos setores de serviços, alimentação, transportes, hotelaria, entre outras atividades que compõem o segmento turístico.

A abertura oficial está confirmada para acontecer no dia 26 de maio, às 16h, no Sesc Quitandinha, um dos principais espaços históricos da região. A solenidade de lançamento é um oferecimento da Fecomércio RJ, parceira no projeto. Sicomércio Petrópolis, Prefeitura de Petrópolis, SindPetrópolis, Petrópolis Convention & Visitors Bureau, TurisRio e SeTur-RJ também são apoiadores institucionais da iniciativa.

Além dos anfitriões Paulo Michel, presidente da ABIH-RJ, e Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio RJ, o evento contará com a presença de importantes autoridades e parceiros, como o secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca; o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida; o subsecretário de Grandes Eventos, Marcelo Alves Monfort; o prefeito interino de Petrópolis, Hingo Hammes; e o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.

Na ocasião, será apresentada a ideia de levar o ProCap a outras regiões do interior do estado, além das ações da Secretaria Estadual de Turismo e dos parceiros voltadas ao fomento do turismo no interior do estado.

A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação, atualização, promoção e venda do destino Petrópolis, junto aos operadores do receptivo, para que possam vender a região e seus atrativos turísticos às agências de viagens, além do público final, entre os principais destinos emissores. A proposta é realizar uma aproximação entre as atrações locais e os principais representantes do segmento operador alcançando, consequentemente, os visitantes potenciais.

No roteiro turístico previsto durante o Procap, estrategicamente selecionado pelos parceiros, os convidados visitarão os principais atrativos da região – muitos até desconhecidos pelos próprios petropolitanos, que incluirá atrações culturais, naturais, comerciais e gastronômicas.

O ProCap Petrópolis dará às operadoras e agências de receptivo a oportunidade de vivenciarem o momento de transformação vivido pela região, bem como oferecer ferramentas para subsidiar a informação e, com isso, fortificar a comercialização do destino como produto turístico em potencial. Até o momento, grandes agências da capital já se inscreveram no programa.

“O ProCap Petrópolis é uma excelente oportunidade para que um dos principais municípios indutores de turismo do estado do Rio possa estreitar um contato privilegiado com um novo perfil de público e, assim, estabelecer novos laços com um enorme mercado em potencial. Todos nós, idealizadores, parceiros e apoiadores, estamos trabalhando juntos em prol de um único objetivo: apresentar a cidade de Petrópolis ao mercado nacional e internacional, para impulsionarmos o turismo na região”, declara o presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel.

“Desde o início da nossa presidência, à frente da Fecomércio RJ, venho levantando a bandeira do Turismo, setor importantíssimo e fundamental para a economia do estado do Rio de Janeiro. O segmento hoteleiro gera milhares de empregos diretos e indiretos. Através do Senac RJ, braço educacional do Sistema Fecomércio RJ, apoiamos e incentivamos a formação de futuros profissionais do setor. A iniciativa da ABIH-RJ é muito bem-vinda e chega em boa hora, principalmente por começar privilegiando regiões do interior do estado. Ações de capacitação transformam vidas e trazem um grande incentivo para o turismo”, reforça o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

“A Secretaria de Estado de Turismo vem reforçando, durante os encontros com os gestores do interior, a necessidade de capacitar os profissionais do setor e de incentivar a criação de novos roteiros. O ProCap, proposto pela ABIH-RJ, vem ao encontro desse pensamento, que acredito ser fundamental para que o turismo fluminense se recupere dos impactos causados pela pandemia. Ações desse porte são essenciais para o fortalecimento do turismo, atividade que, comprovadamente, é uma grande geradora de emprego e renda, impulsionando o desenvolvimento econômico do Estado”, afirma o secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca.

“O evento será muito especial porque alia a preocupação da ABIH-RJ com a capacitação dos profissionais de turismo ao fato de ser realizado em um dos hotéis mais emblemáticos do nosso Estado, o Quitandinha, que está sendo revitalizado pela Fecomércio RJ. Apoiamos totalmente a iniciativa, que vai ao encontro das políticas públicas que a Setur-RJ e a TurisRio vêm incentivando”, comenta o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida.

“Estou animado e confiante com a retomada dos eventos, pós-pandemia, como um dos meios de fomento do turismo em nosso estado. Sinceramente, acredito que o ProCap Petrópolis e o esforço de todos os participantes deste evento, poderá, em breve, apresentar soluções efetivas para o desenvolvimento do setor e da economia, tanto de Petrópolis quanto de todos os outros municípios do Rio de Janeiro”, opina o Subsecretário de Grandes Eventos do Estado do Rio de Janeiro, Marcelo Monfort.

“É com muita satisfação que Petrópolis recebe esse importante programa de capacitação, que leva agentes de viagens e operadores a uma imersão nos inúmeros produtos turísticos que a cidade tem a oferecer, preparando estes profissionais a colocá-los no roteiro dos viajantes. Esta ação da ABIH-RJ certamente vai potencializar a comercialização do nosso destino junto ao público nacional e internacional”, ressalta o prefeito interino de Petrópolis, Hingo Hammes.

“A relação entre comércio e turismo está diretamente ligada. Um turismo estruturado atrai mais interessados em conhecer e usufruir do que a cidade tem de melhor para oferecer, e isso significa mais movimento nos estabelecimentos comerciais. Com a economia circulando podemos garantir os empregos e fortalecer o setor. Petrópolis se destaca entre os municípios turísticos do estado pois oferece inúmeras possibilidades de experiências para o visitante e reforçar essa vocação junto às operadoras nesse momento, visando nossa recuperação econômica no cenário pós-pandêmico, vai nos garantir a visibilidade que precisamos”, declara o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio Petrópolis), Marcelo Fiorini.

Deixe um comentário