Sicomércio apoia projeto de fomento ao turismo na Região Serrana promovido pela ABIH-RJ
Nesta quarta-feira (26.05) o Sicomércio Petrópolis representou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado do Rio de Janeiro na abertura oficial de lançamento do ProCap- programa de capacitação da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) voltado para os municípios do interior do estado. O projeto de fomento ao turismo na região conta com grande apoio dos setores de serviços, alimentação, transportes, hotelaria, entre outras atividades que compõem o segmento turístico e segue até dia 30.05 na Cidade Imperial.
Além dos anfitriões Paulo Michel, presidente da ABIH-RJ, e Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio Petrópolis e diretor da Fecomércio RJ, o evento contou com a presença de importantes autoridades e parceiros, como o secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca; o secretário Chefe de Gabinete Fabio Junior da Silva representando o prefeito interino Hingo Hammes; o secretário de Turismo de Petrópolis, Samir El Ghaoui; o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida; o subsecretário de Grandes Eventos, Marcelo Alves Monfort; a presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputada Alana Passos, entre outros.
A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação, atualização, promoção e venda do destino Petrópolis, junto aos operadores do receptivo, para que possam vender a região e seus atrativos turísticos às agências de viagens, além do público final, entre os principais destinos emissores. A proposta é realizar uma aproximação entre as atrações locais e os principais representantes do segmento operador alcançando, consequentemente, os visitantes potenciais.
No roteiro turístico previsto durante o Procap, estrategicamente selecionado pelos parceiros, os convidados visitarão os principais atrativos da região – muitos até desconhecidos pelos próprios petropolitanos, que incluirá atrações culturais, naturais, comerciais e gastronômicas.
O ProCap Petrópolis dará às operadoras e agências de receptivo a oportunidade de vivenciarem o momento de transformação vivido pela região, bem como oferecer ferramentas para subsidiar a informação e, com isso, fortificar a comercialização do destino como produto turístico em potencial. Até o momento, grandes agências da capital já se inscreveram no programa.
“A relação entre comércio e turismo está diretamente ligada. Um turismo estruturado atrai mais interessados em conhecer e usufruir do que a cidade tem de melhor para oferecer, e isso significa mais movimento nos estabelecimentos comerciais. Com a economia circulando podemos garantir os empregos e fortalecer o setor. Petrópolis se destaca entre os municípios turísticos do estado pois oferece inúmeras possibilidades de experiências para o visitante e reforçar essa vocação junto às operadoras nesse momento, visando nossa recuperação econômica no cenário pós-pandêmico, vai nos garantir a visibilidade que precisamos”, declarou o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio Petrópolis), Marcelo Fiorini.