Comércio: expectativa positiva nas vendas para o Natal
Chegou a época da procura pelos presentes para o Natal, período precioso para o comércio que vislumbra aumento nas vendas já nas primeiras semanas de dezembro. Neste ano, considerando o processo de recuperação econômica da cidade no período após a forte chuva, a expectativa se mantém positiva, com possibilidade de aumento entre 15 a 20% nas vendas, na comparação com o mesmo período do ano passado.
“Além da tradicional busca pelos presentes, contamos com a programação especial de Natal para atrair ainda mais visitantes nesse período que antecede a data. Os lojistas se prepararam, enfeitaram os espaços e estão lançando novidades e promoções para garantir a fidelização dos clientes. A aposta é positiva e a expectativa é de um aumento maior no movimento principalmente nos dias mais próximos ao 25 de dezembro”, confirma o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini.
Um estudo inédito sobre a “Expectativa das Datas Comemorativas”, realizado pela Serasa Experian identificou que a estratégia de 55% das empresas é manter os preços para as vendas do final do ano, cuja razão principal é ter competitividade de mercado. A pesquisa também mostrou que os períodos com maiores expectativas de venda são Natal (67%), Copa do Mundo (53%) e férias/pós-Natal (50%).
Contratações temporárias
O positivismo para o comércio em geral poderá ser confirmado pelo número de contratações: pesquisa da Fecomércio também revela que dezembro (37,3%) pode ser um dos meses com o maior número de contratações temporárias em todo o estado para as festas de fim de ano ou alta temporada. De acordo com os números do Caged, Petrópolis gerou 203 novas vagas no mercado formal de empregos em outubro. O comércio foi o que mais criou oportunidades no período, com a contratação de 126 pessoas.
Foto: Divulgação / Rua Teresa