Fecomércio RJ reforça campanha “Apoie os negócios locais”
Para estimular as vendas no comércio e aquecer a economia neste fim de ano, importante época para o varejo, a Fecomércio RJ reforça a campanha “Apoie os negócios locais”, que tem o objetivo de estimular o consumo nas lojas de bairro.
Petrópolis, que segundo o IBGE é o principal destino de compras de vestuários e calçados do estado do Rio de Janeiro e o sétimo no ranking nacional, projeta incremento no comércio e nos demais setores beneficiados:
“Ainda estamos vivendo um processo de recuperação econômica, sobretudo o comércio, e conseguimos perceber que, nas datas comemorativas, o aumento nas vendas está ocorrendo de forma gradual. As pessoas gostam do Natal e apreciam os eventos que são criados na cidade nesta época. Os lojistas se preparam para receber os turistas e tudo isso reforça a economia da nossa cidade, não só no que diz respeito ao comércio, mas, também, aos demais setores que são beneficiados com a alta temporada, como hotelaria e gastronomia. A programação do Natal neste ano ficou ainda mais importante para os setores econômicos com o alinhamento das programações do Sesc e da Prefeitura e, isso certamente é um fator determinante para o aumento no número de visitantes. “, explica Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio Petrópolis.
A cidade está ainda mais movimentada por conta do Natal Sesc RJ, programação gratuita repleta de atrações que a cada ano a instituição leva a mais localidades do estado do Rio de Janeiro. Vários pontos da cidade receberam iluminação especial temática: Quitandinha, Praça Dom Pedro, além das ruas do Imperador, Teresa e 16 de março. A decoração conta com elementos decorativos no pórtico da cidade, uma árvore de Natal de 23 metros de altura, iluminação em árvores naturais e em canteiros com microlâmpadas, guirlandas verdes decorando alguns postes e espaços instagramáveis do Natal Sesc RJ. Ao longo do mês, serão realizados shows especiais com cantatas natalinas.
Segundo estudo do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), o Natal deste ano deve movimentar R$ 2,246 bilhões na economia fluminense, com um gasto médio do consumidor estimado em R$ 392.
Sobre a Fecomércio RJ
Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.