Festival Sesc de Inverno 2023: música, teatro, dança, cinema e artes visuais para todos os públicos em Petrópolis

Sem categoria

Fafá de Belém, Maria Rita e Xênia França são nomes já confirmados na programação da cidade imperial

Evento multilinguagem ocorre 15 a 30 de julho em 17 localidades do estado do Rio de Janeiro


Um dos maiores eventos culturais multilinguagem do país vai começar no dia 15 de julho: o Festival Sesc de Inverno 2023. A apresentação oficial da programação de Petrópolis ocorreu nesta terça-feira (04) no Centro Cultural Sesc Quitandinha e reuniu autoridades municipais e a imprensa. Entre os destaques da programação deste ano estão os shows musicais, as apresentações teatrais e as intervenções de rua que ocorrerão no Centro, em locais como Rua Teresa e Dezesseis de Março.

Ao todo, 17 localidades do estado do Rio de Janeiro, tendo como cidades-polo Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana, receberão o evento que tem o apoio das prefeituras e dos sindicatos varejistas locais. A apresentação do festival em Petrópolis foi realizada pelo presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini e pelo presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis – SindTurismo RJ, Germano Valente, ambos diretores da Fecomércio – RJ.

“O festival tem essa função de integração e valorização da nossa cultura permitindo o acesso facilitado à programação. Ativações de rua serão realizadas para aproximar ainda mais o público desta edição que promete ser uma das melhores da história. Agradecemos à Fecomércio por mais essa iniciativa que também contribui para o fomento dos setores econômicos da nossa cidade, como comércio, turismo, hotelaria e serviços”, disse Marcelo Fiorini.

“O Festival Sesc de Inverno é um evento consolidado e importante para a cidade porque movimenta toda a cadeia do turismo, trazendo pessoas de fora para que vêm curtir a alta temporada e tem à disposição uma programação de qualidade e multicultural tanto no Centro Cultural Sesc Quitandinha quanto no Parque de Itaipava”, afirmou Germano Valente.

Representando o prefeito Rubens Bomtempo, o secretário de Governo, Marcus São Tiago também exaltou a importância do evento para Petrópolis.

“O festival atrai olhares de outras pessoas para nossa cidade, exaltando nossas belezas, cultura e história. É mais um grande momento para Petrópolis e em nome do prefeito Rubens Bomtempo agradeço ao Sesc por mais essa iniciativa e por toda mobilização em prol da disseminação da cultura em nosso país”, declarou.

Confira as atrações já confirmadas em Petrópolis:

MÚSICA

– 16/07 – Fafá de Belém

Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ)

– 19/07- Show Poético com Adriana Calcanhoto e Eucanaã Ferraz

Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ)

– 21/07 – Xênia França

Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ)

– 22/07 – Paulinho da Viola

Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ)

– 28/07 – Show Poético com Zélia Duncan

Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ)

– 29/07 – Luedji Luna

Parque de Itaipava


– 29/07 – Xamã

Parque de Itaipava

– 29/07 -Liniker

Parque de Itaipava

– 30/07 – Terreirada Cearense

Parque de Itaipava

– 30/07 – Maria Rita

Parque de Itaipava

– 30/07 – Xande de Pilares

Parque de Itaipava

TEATRO

– 23/07, às 18h – “A lista” com Lília Cabral e Giulia Bertolli

Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), em Petrópolis

A programação gratuita ou a preços populares do Festival Sesc de Inverno envolve, além de música e teatro, espetáculos de dança, literatura, cinema, circo e artes visuais. Em breve, serão disponibilizados os ingressos para venda e retirada, além da divulgação de outras novidades sobre a programação no site www.festivalsescdeinverno.com.br

Entrelaçar

O tema deste ano do Festival Sesc de Inverno é “Entrelaçar”, conceito inspirado no movimento original da natureza. Visualmente, ele foi traduzido nas linhas encontradas na natureza e na atividade humana, como o DNA, as raízes das árvores e os circuitos eletrônicos, representando passado, presente e futuro.

Na programação, o conceito celebra a mistura entre linguagens artísticas, a interação entre artistas e público e a reunião de nomes consolidados da cena artística nacional e as revelações. Origem, futuro e território são as tônicas desta edição, e a curadoria do Festival busca valorizar experiências e práticas culturais atentas às travessias que nos constituem; ao mesmo passo, conectá-las às coexistências do presente.

Confira as cidades/localidades que receberão o Festival Sesc de Inverno 2023: Petrópolis; Teresópolis; Nova Friburgo; Itaipava (Petrópolis); Barra de São João (Casimiro de Abreu); Búzios; Cabo Frio; Casimiro de Abreu; Grussaí (São João da Barra); Penedo (Itatiaia); Porciúncula; Rio das Ostras; Sana (Macaé); Tanguá; Três Rios; Valença e Vassouras.

Deixe um comentário