Maioria das contratações temporárias do comércio será em novembro
Pesquisa do IFec RJ revela que 55,5% dos entrevistados pretendem efetivar pelo menos um trabalhador temporário
Sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 616 empresários do comércio varejista e do setor de serviços da Região Metropolitana do Rio, entre os dias 22 e 25 de outubro, mostra que 35,7% dos entrevistados vão contratar funcionários temporários para as festas de fim de ano e a alta temporada.
A maior parte das contratações (60,4%) ocorrerá em novembro. Em dezembro, 37,7% dos empresários pretendem admitir trabalhadores a mais. As contratações temporárias de setembro e outubro somaram 11,9%. Ainda não sabem se vão contratar funcionários são 4,5%.
A pesquisa também quis saber até que mês os estabelecimentos pretendem contar com todos ou parte dos funcionários em seus quadros. 48,2% disseram que até dezembro e 30,5% até janeiro.
Já 55,5% dos entrevistados afirmaram que existe a possibilidade de efetivar pelo menos um desses trabalhadores temporários para aumentar o quadro da empresa ou para substituir funcionários mais antigos. 59,5% disseram que seria por aumento de quadro.
Segundo a sondagem do IFec RJ, dos que vão contratar, 41,8% dos empresários disseram que não irão efetivar trabalhadores temporários porque o número de funcionários em seus estabelecimentos já é suficiente.
Foto: Pixabay